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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O gênero discursivo artigo de opinião e o meio digital como referente: um olhar discursivo para um nono ano do ensino fundamental

Autores:
Michelly Luteski (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo:

Partindo do pressuposto de que os adolescentes estão constantemente conectados às redes, faz-se necessário pensar em novas formas de prática de leitura e produção escrita e trazer para a sala de aula o referente discursivo “mídias digitais e a tecnologia”, visto que essa temática desperta o interesse do aluno. Nesse sentido, a presente pesquisa visa propor, por meio de uma proposta discursiva de leitura/escrita, com base no gênero Artigo de Opinião, uma ressignificação da unidade 7 do livro didático “Projeto Teláris” (BORGATTO, 2015), tendo em vista um nono ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Nesse caso, o artigo de opinião mostra-se muito oportuno, pois, ao propiciar ao aluno o contato com tomadas de posição no texto, mobiliza nos sujeitos-aprendizes a capacidade de argumentação, assim como de reflexão sobre os prós e contras de toda a tecnologia disponível, permitindo, assim, ao professor dar visibilidade a diferentes significações a partir das quais a tecnologia pode ser significada. Além disso, serão explorados outros textos, tais como memes, reportagens e vídeos que circulam no meio digital e que também discursivizam sobre este, com o propósito de ampliar a reflexão sobre “posicionamentos” acerca do digital e enfocar os diferentes modos de leitura de diferentes materialidades textuais, a partir de um enfoque nas suas condições de produção e circulação. A presente pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada, com o aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa aliado a uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O estudo está ancorado nos estudos de Orlandi (2015) e Dias (2018).