O uso de conectivos em paródias e comentários a notícias de celebridades: uma proposta para o ensino fundamental. | Autores: Gleice Coelho Gomes da Silva (UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro) |
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e envolve uma proposta de abordagem dos modos de produção de sentidos em textos lidos e discutidos com alunos do ensino fundamental, num projeto de leitura e produção textual dentro da perspectiva da pesquisa de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2009). A proposta parte da abordagem teórica da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969; ORLANDI, 2001) e se desdobra em dupla perspectiva, pois contempla tanto a leitura e interpretação dos usos dos conectivos nos textos lidos, como a observação e reflexão sobre o seu uso por alunos em textos autorais produzidos ao longo do projeto. Como forma de trabalhar parte do conteúdo previsto para o ensino de língua portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental, nossa análise volta-se, particularmente, para as sequências discursivas em que há a presença de conectivo. Escolhemos para leitura e proposta de produção textual os gêneros paródia e comentários argumentativos, ambos feitos a partir do trabalho de leitura do gênero notícia de celebridade. Esses gêneros foram escolhidos por serem bastante familiares aos alunos, dada a sua frequente veiculação na mídia televisiva e nas redes sociais, o que abriu mais espaço para a observação das condições de produção desses textos. Na análise desses gêneros, portanto, atenção especial vem sendo dada às sequências discursivas com presença de conectivos. Assim, tanto nas notícias lidas e discutidas em sala, quanto no estudo das produções escritas propostas, as sequências discursivas com presença de conectivos são recortadas para análise, de modo a promover uma reflexão sobre os usos desses conectivos nos textos. Os resultados parciais apontam para um uso mais produtivo desses conectivos, sobretudo nos comentários produzidos pelos alunos.
|
|