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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MATERIAIS QUE ABORDAM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores:
Daniela Amaral Silva Freitas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Santuza Amorim da Silva (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é discutir a prática de contação de histórias como uma estratégia educacional que auxilia na formação do leitor literário, bem como para a promoção da igualdade racial na Educação Infantil. A contação de histórias é uma prática social de letramento que está presente em diferentes tempos, espaços e culturas e se apresenta como uma importante ferramenta do processo pedagógico. Professores/as e bibliotecários/as e outros/as profissionais da educação têm, cada vez mais, apropriado-se dessa ferramenta em salas de aula e bibliotecas para: sensibilizar para a linguagem literária, instaurar um espaço lúdico, formar o/a leitor/a, desenvolver a oralidade, explorar algum conteúdo curricular divulgar diferentes formas de pensar e conceber o mundo, promover o conhecimento de diversos povos e culturas. Privilegia-se, neste trabalho, a contação de histórias que tematiza as relações étnico-raciais, visto que, por um lado, essa prática pode contribuir para o letramento literário das crianças, isto é, para "o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem" ( COSSON, 2014, p.185). E, por outro, pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais, ao permitir que as crinaças tenham contato com diferentes formas de ver o mundo e de se portar nele, para que compreendam que "diversidade não é demérito, que a diferença não é deficiência" ( MARTINS, 2014, p.196). Para dar cumprimento ao objetivo previsto, os procedimentos metodológios adotados se apoiam na revisão bibliográfica sobre as temáticas abordadas na pesquisa – a contação de histórias e a educação das relações étnico-raciais – e no relato de uma experiência com a formação de grupos de contadores/as de histórias para a apresentação das histórias africanas e afro-brasileiras em diferentes espaços.