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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A regulação do fluxo informacional em contexto de avaliação diagnóstica

Autores:
Lauriza Maurício de Souza (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:

 

Resumo: Ao entrar em contato com as avaliações diagnósticas dos anos finais do ensino fundamental, observamos que a composição do gênero textual item é relevante na atividade de leitura realizada pelos alunos. Compreendendo que o modo de organização textual influencia nos procedimentos de leitura, interessa-nos, neste trabalho, analisar o fluxo informacional no contexto de avaliação diagnóstica do município de Maracanaú. Basear-nos-emos na Linguística Sistêmico-Funcional, especificamente, em Halliday e Mathiessen (2004), nas concepções de contexto de cultura e de registro de Martin e Rose (2008), a fim de descrever o esquema genérico do gênero textual item de avaliação diagnóstica, e na descrição do sistema semântico-discursivo de periodicidade desenvolvida por Martin e Rose (2007). Para que possamos mostrar os resultados desta pesquisa, tabulamos os dados das avaliações diagnósticas do 6º ao 9° anos aplicadas em fevereiro de 2018 a fim de identificar as questões que apresentavam o maior índice de erros. Nossos resultados parciais demonstram que a regulação do fluxo informacional ocorre de modo descontínuo entre as diferentes fases do gênero item de avaliação diagnóstica, o que promove uma quebra na manutenção do tópico e uma desregulação na quantidade de informação nova, demandando do aluno maior quantidade de conhecimentos prévios para a leitura no contexto de avaliação.