Pedagogia dos multiletramentos como alternativa para o ensino de línguas no ensino médio em uma perspectiva interdisciplinar e multilíngue. | Autores: Veruska Ribeiro Machado (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Julie Kellen de Campos Borges (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Micaela Tourne Echenique (IFB - Instituto Federal de Brasília) |
Resumo: Educar para a sociedade do século XXII vai além da transmissão de conhecimentos. Segundo Kleiman e Moraes (1999), os projetos relevantes para a vida social devem visar também o desenvolvimento do aluno por meio de sua inserção no mundo de hoje, profundamente transformado, entre outros fatores, pelo papel que a palavra escrita e que as novas tecnologias digitais assumiram nas relações sociais. Nesse sentido, acredita-se que um currículo que tenha os multiletramentos como princípio estruturador poderá atender a algumas competências essenciais da educação básica: vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social; compreender os significados; ser capaz de continuar aprendendo; preparar-se para o trabalho e o exercício da cidadania; ter autonomia intelectual e pensamento crítico; ter flexibilidade para adaptar-se a novas condições; relacionar a teoria com a prática. Este trabalho objetiva, assim, apresentar uma alternativa pedagógica, com base na perspectiva dos multiletramentos, para o ensino de línguas no ensino médio visando a possibilitar a inclusão dos estudantes em práticas efetivas e relevantes de uso da língua. Para tanto, foram produzidas sequências didáticas envolvendo conteúdos da grande área códigos e linguagens, mais especificamente relacionados aos componentes curriculares português, espanhol, inglês e computação. As sequências foram produzidas em uma perspectiva socionteracionista. Como resultado, além de atividades interdisciplinares, a produção das sequências didáticas de acordo com os pressupostos acima explicitados permitiu explorar os seguintes princípios: ensino contextualizado, centrado na problematização e na interação; valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes; atividades que permitem o desenvolvimento da criticidade.
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