A relevância da motivação e da aprendizagem significativa no ensino de PLE para universitários hispanofalantes, uma experiência de intervenção | Autores: Luiz Claudio Kleaim (UNINORTE - UNIVERSIDAD DEL NORTE) |
Resumo: Este trabalho de investigação se constituiu a partir de um projeto de transformação de curso de nível 5 (B1.2) de Português língua estrangeira. Tal câmbio se deveu à suspeita de que, além de dedicar pouco tempo de estudo, muitos alunos vinham obtendo baixo êxito acadêmico devido a uma estratégia de aprendizagem do idioma baseada na tradução/transposição do espanhol para o português. Ao defrontar-se com a complexidade de alguns conteúdos do nível em questão, muitos ficavam desmotivados e com baixo rendimento em suas notas ou, até mesmo, reprovados. O trabalho de pesquisa se baseou em observações das estratégias dos estudantes de aprendizagem e de estudo autodirigido, além do seu grau de motivação ao aprender o idioma, com o fim de propiciar intervenções que lhes ajudassem na recuperação de conhecimentos prévios necessários ao nível e com métodos mais eficazes de monitoramento de seus avanços nos estudos. Para tal, buscou-se amparar o trabalho nos estudos de Ambrose et al (2010), sobre estratégias de estudos autodigiridos e importância do reconhecimento e uso de conhecimentos prévios; de Ausubel (1982), sobre aprendizagem significativa; e de Gardner (1985) e DeBeni (2000) sobre motivação. O que se percebeu foi que aqueles alunos que possuíam motivação, além do bom uso dos conhecimentos prévios e de estratégias de estudos autodirigidos, alcançavam melhores resultados na aquisição do idioma. Ademais, observou-se a necessidade de reformulação das aulas de forma a que fossem propiciados temas mais significativos à realidade social e acadêmica dos estudantes.
|
|