Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


MARCAS DE LETRAMENTO LINGUÍSTICO EM NARRATIVAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores:
Martha Andréa dos Santos Lima (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

O trabalho tem como propósito discutir os aspectos envolvidos no processo de letramento em relação aos usos da variedade escrita da língua a partir dos conhecimentos linguísticos e as habilidades linguístico-discursivas que precisam ser automatizados e dominados na aquisição da escrita, bem como no desenvolvimento da competência leitora. Tais conhecimentos abrangem todos os planos e níveis da língua e são abordados neste trabalho sob a perspectiva da abordagem semântico-funcional. Através desse estudo, buscamos observar quais recursos linguísticos conhecidos e operacionalizados na produção e compreensão de textos são indicativos de um “bom letramento”, assim como quais ainda precisam ser dominados. Para tanto, fizemos um levantamento desses recursos presentes nas narrativas produzidas por alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental no contexto escolar. Os textos foram escritos por alunos de uma escola da Rede Pública Estadual da cidade de Maceió - Al. As bases teóricas que o estudo assentam- fundamentam -se nos trabalhos de Travaglia (2015, 2017), Gerhardt (2017), Koch (2015), Calil (2004). Os dados analisados mostram que os recursos linguísticos são ampliados a cada ano do ensino fundamental, porém ainda há algumas incoerências em unidades da língua. e estas tendem a ser suprimidas a partir de um trabalho dirigido e criterioso.