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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


VERSOS POÉTICOS: UM SABER SOBRE A LÍNGUA

Autores:
Thalita Miranda Gonçalves Sampaio de Souza (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO)

Resumo:

Enquanto analistas de discurso, recortamos como objeto de estudos o discurso. Este, por sua vez, se torna palpável na língua, como uma estrutura que o materializa e faz com que se produza sentido. Nessa perspectiva, tomamos a língua enquanto não transparente, produzindo sentidos nessa opacidade. Compreendemos assim, que os sentidos se dão na/pela história, pelas brechas possíveis nessa estrutura da língua. Pode-se afirmar a partir daí que é no furo/equívoco que o sentido se constitui, conforme propõe a análise de discurso. Nos propomos a pensar por este viés o poético da língua, significando em canções da MPB que articulam na sintaxe do verso diferentes línguas. A produção poética não escapa às injunções históricas de instituição do Estado brasileiro e de nossa nacionalidade criadas na língua, em seus diferentes modos de formulação e desta forma, fazem significar pela prosódia, um saber sobre a língua nacional. A música materializa o poético da língua, e é somente pela língua que há a possibilidade do deslizamento, da metáfora, do jogo entre as palavras e seus fonemas, produzindo/deslocando sentidos, numa relação com o desestabilizado da memória discursiva. Dessa forma, nos perguntamos como a língua nacional se significa pela prosódia no verso poético de canções da MPB? Para tanto, nos amparamos teoricamente nos pressupostos da Análise de Discurso, tendo como referência: ALMEIDA (2010), MARIANI (2007), ORLANDI (2001; 2005), PAYER (2006), PÊCHEUX (2012; 1990) e SAUSSURE (1997).