Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul | Autores: Carolina Samara Rodrigues (IFMS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul) |
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito do ensino de Língua Portuguesa. Em especial, trata sobre as relações entre língua e a gramática, a metodologia e a ideologia vigente no ensino educacional. Relacionando princípios e concepções relacionados à gramática e ao ensino de Língua Portuguesa, acreditamos que as formas de ensinar e de conceber a língua são de ordem política e social. Dessa forma caberia ao professor de Língua Portuguesa a complexa tarefa de levar ao estudante a possibilidade de observar, analisar e criticar o que lhe é apresentado de forma consistente e relevante para sua constituição como indivíduo social. Assim, espera-se que novas metodologias e concepções de linguagem estejam sendo desenvolvidas e utilizadas no ensino de Língua Portuguesa. Portanto, o objetivo desse estudo é verificar como os professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul refletem sobre essa questão e quais práticas têm sido adotadas para que o ensino de Língua Português não se restrinja somente a gramática normativa, mas oportunize aos os alunos a interação com a própria linguagem. Para tanto, procederemos a uma revisão bibliográfica, à aplicação de questionários a serem respondidos pelos docentes do IFMS que ministram aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado e a uma reflexão sobre as informações fornecidas por esses profissionais.
Agência de fomento: IFMS |
|