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| Contribuição da consciência morfológica para a leitura de palavras no Português do Brasil | Autores: Stéfani Parraga Abbate (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: A consciência morfológica é uma habilidade metalinguística que diz respeito a habilidade de reconhecer e manipular mentalmente os morfemas da língua. Como os morfemas são as menores unidades linguísticas que possuem significado na palavra, a capacidade de reconhecer, refletir, transpor e segmentar mentalmente os morfemas poderia favorecer diversos processos envolvidos na leitura e na compreensão, uma vez que eles são a base de formação das palavras. No entanto, a contribuição que a consciência morfológica exerce para a leitura de palavras depende do grau de transparência da língua. O caso do português brasileiro é particularmente interessante, uma vez que essa língua possui grau de transparência grafofonêmica relativamente transparente, sendo considerada translúcida, além de ser morfologicamente rica. Buscou-se, portanto, realizar busca sistemática de literatura para responder a seguinte pergunta: “Qual a contribuição da consciência morfológica para a leitura de palavras no português do Brasil?”. Para tal, foram consultadas as bases de dados da Scielo e Portal de Periódicos Capes, no período de 2008 a 2018. Excluíram-se estudos com participantes bilíngues, com crianças que apresentavam transtornos de aprendizagem ou surdez, estudos de intervenção e de revisão. Dentre os resultados obtidos, apenas sete artigos e uma tese de doutorado se enquadraram nos critérios de seleção estabelecidos. Para análise dos resultados considerou-se, para cada estudo, o ano escolar dos participantes, os instrumentos utilizados e a análise estatística empregada. Os estudos apresentaram resultados variados, sendo que alguns encontraram contribuição significativa da consciência morfológica para a leitura de palavras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, enquanto outros não obtiveram qualquer contribuição desta habilidade.
Agência de fomento: CAPES/CNPq |
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