Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Representações no ensino de PLE por meio de tarefas com música

Autores:
Adriana Celia Alves (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo:

Este trabalho visa discutir e contribuir com o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira, a partir da inter-relação entre língua e cultura, promovendo ações didático-metodológicas com músicas. Objetivamos compreender como se constroem as relações interculturais nos discursos dos aprendizes de PLE francófonos (alunos de uma universidade da França), por intermédio do teletandem e de diários reflexivos, que nortearão a elaboração de tarefas didáticas. Depois, analisamos a aplicação de tarefas didáticas a serem propostas, por meio das microesferas identificadas pelas interações de teletandem, verificando as potencialidades da música no ensino de PLE, sob a perspectiva intercultural. Nesse sentido, verifica-se as representações das relações interculturais de aprendizes francófonos nas aulas PLE em contexto de não-imersão. Para isso, mediado pela metodologia das interações do teletandem (VASSALO e TELLES, 2008), foram analisadas 12 interações e 120 diários reflexivos de aprendizes de português como língua estrangeira, para compreender como os interagentes construíram as relações interculturais naquele momento. De acordo com as análises, foram categorizadas quatro microesferas culturais (PAIVA e VIANA, 2014).  Essas microesferas guiaram a elaboração de um material didático com canções brasileiras. Seguem-se os preceitos teóricos para a elaboração do material: abordagem comunicativa intercultural (BRAGA e BIZARRO, 2004; VIANA, 2003; SANTOS, 2004; BARBOSA, 2014), letramento literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014) e o conceito de tarefas (SCARAMUCCI, 1996).As aulas foram feitas com os estudantes em contexto de não imersão com o intuito de repensar as relações interculturais construídas anteriormente no teletandem e verificar como elas são construídas nesse contexto. Foram ministradas seis aulas aos aprendentes de PLE (10 horas). As aulas foram gravadas e transcritas. Assim, observamos que esse tipo de tarefa possibilita um diálogo histórico, cultural e social importante que pode contribuir com o letramento literomusical do aprendiz, ressignificar os process[ACA1] os de identidade e alteridade (SILVA, 2002; DERVIN, 2009) e (des)construir representações (AUGER, 2003)


Agência de fomento:
Fapesp