Uma proposta metodológica para a formação docente a partir do contexto de trabalho: resultados de experiências e de pesquisas | Autores: Lília Santos Abreu-tardelli (UNESP - Universidade Estadual Paulista) |
Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar a proposta de formação docente do grupo ALTER-FIP (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações: Formação, Intervenção e Pesquisa) que se volta para a criação de um processo formativo construído a partir de métodos que permitem que as características do trabalho docente e suas discussões com o coletivo possam contribuir para o desenvolvimento humano. A proposta desenvolvida foi iniciada a partir das reflexões geradas por pesquisas desenvolvidas pelo grupo com base em dados oriundos de um projeto de intervenção com professores da rede pública do estado de São Paulo (Abreu-Tardelli; SILVA-HARDMEYER, 2016). As pesquisas desenvolvidas desde então (Voltero, 2018; Hernandes-Lima, 2018) apresentam resultados que nortearam os caminhos adotados para uma proposta de formação a partir do contexto de trabalho em um movimento de diálogo com a universidade. As pesquisas se pautam nas propostas de Machado (2004; 2009a; 2009b) que unem o quadro epistemológico do interacionismosociodiscursivo (Bronckart, 1999; 2008) e de sua vertente da Didática de Línguas (Schneuwly e Dolz, 2004) com os aportes teóricos e metodológicos da Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001, 2008) e da Ergonomia da Atividade (Faïta, 2004, 2010; Amigues, 2002, 2004; Saujat, 2002; 2004), todos tendo como base comum a psicologia do desenvolvimento vigotskiana.
|
|