Poster
| Contributos da disciplina de Português para a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: o caso da activação da tolerância na sala de aula através da leitura literária | Autores: Elsa Martins (ESCM - Escola Secundária Conde de Monsaraz) |
Resumo: No âmbito das prioridades definidas no Programa do Governo português para a área da educação, foi produzida a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), na qual se enquadra esta apresentação que se centra num estudo de caso relacionado com os princípios universais da educação para a cidadania e da activação da tolerância na sala de aula. Defenderemos que a aula de Português, língua materna, é um espaço privilegiado para trabalhar a tolerância, vencer os preconceitos sociais e compreender melhor o novo regime multicultural da escola de hoje. Acreditamos que o ensino da literatura é um caminho privilegiado para os jovens compreenderem melhor o mundo em que vivem, desenvolverem valores morais exemplares e alargarem a tolerância para com os seus semelhantes. O estudo de caso que iremos apresentar, a partir de uma amostra de 137 indivíduos, revelar-nos-á como é que jovens sinalizados e jovens não sinalizados activam mecanismos de tolerância, nas experiências de aprendizagem da literatura. Finalmente, ilustraremos a nossa estratégia de promoção da tolerância através de obras literárias com a obra O Diário de Anne Frank, para concluirmos os vários aspectos que nos comprovam a importânica da leitura literária na aula de Português, para todos os alunos de qualquer perfil cultural.
|
|