Abordagem diacrônica de processos de construção textual: fundamentos e perspectivas | Autores: Eduardo Penhavel (UNESP - Universidade Estadual Paulista) |
Resumo: Nos últimos anos, vem sendo desenvolvido no Brasil um quadro teórico-metodológico dedicado ao estudo diacrônico de processos de construção textual. Trata-se de uma abordagem que promove uma articulação entre a Gramática Textual-Interativa (GTI) e o paradigma das Tradições Discursivas (TDs). Nosso objetivo nesta comunicação é apresentar essa abordagem, focalizando a discussão de seus fundamentos teóricos, metodológicos e empíricos e de suas possíveis contribuições ao ensino de língua portuguesa. Especificamente, num primeiro momento, tratamos do entendimento de que a diacronia de processos textuais insere-se não no domínio da historicidade das línguas, mas no âmbito da historicidade dos textos. Nesse sentido, a apresentação concentra-se em explicar que a abordagem não procura mudanças nos processos textuais em si (cujas propriedades caracterizadoras permaneceriam as mesmas historicamente), investigando, na verdade, princípios referentes a mudanças diacrônicas no uso desses processos. Num segundo momento, abordamos a compreensão de que a diacronia do uso dos processos deve ser situada no interior da TD dos gêneros textuais. A esse respeito, o trabalho destaca que, na GTI, concebe-se que os usos dos processos de construção textual são determinados, em grande medida, pelos gêneros em que ocorrem, concepção que viabiliza a conexão da GTI com o modelo das TDs, particularmente pela via do estudo das TDs dos gêneros. Em seguida, para ilustrar e atestar empiricamente o funcionamento da abordagem em pauta, expomos uma análise acerca da diacronia do processo de organização tópica em cartas de leitores de jornais paulistas publicadas nos séculos XIX, XX e XXI. A partir dessa análise, esboçamos, então, uma reflexão sobre algumas perspectivas em termos de contribuições que a abordagem pode oferecer ao ensino. Considerando os gêneros textuais como entidades historicamente constituídas, a discussão procura evidenciar como a abordagem pode propiciar ao docente maior propriedade na compreensão dos gêneros e no seu tratamento em sala de aula.
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