Normas para textos completos
Trabalhos apresentados no VII Simelp
Os textos devem ser enviados em arquivo eletrônico formato PDF na sua área reservada do site do Simelp (acesso com login e senha) até 15 de junho.
Nesta edição do Simelp, os anais do evento serão publicados em 2019.
Apenas o primeiro autor do texto poderá submetê-lo para publicação, porém todos devem ter sua inscrição efetivada até 31.maio.2019.
A preparação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros:
Fonte Arial (corpo), tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas no corpo do texto, tamanho da folha A4 (21 cm x 29,7 cm), margens superior e inferior de 2,5 cm, margens esquerda e direita de 3 cm e extensão total de 4 a 8 páginas, incluindo referências bibliográficas e anexos e/ou apêndices.
Layout: Normas trabalho completo
Estrutura do trabalho
Para elaboração do texto completo da comunicação, as seguintes regras devem ser utilizadas:
– Indicação do número de simpósio;
– Título em maiúsculas e em negrito, centralizado na primeira linha, em espaçamento simples entre linhas;
– Autoria por extenso com apenas o último sobrenome em maiúscula, alinhado à direita, com filiação acadêmica e email, em espaçamento simples e duas linhas abaixo do título;
– Resumo: texto de 150 a 250 palavras precedido da palavra Resumo, em negrito, duas linhas abaixo da autoria, em espaçamento simples;
– Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por ponto-e-vírgula, finalizando com ponto final, precedidas do termo Palavras-chave, em negrito, mantendo-se o espaçamento simples, duas linhas abaixo do resumo;
– Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o Abstract e Keywords (em inglês ou espanhol), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.
– Corpo do texto: inicia-se duas linhas abaixo das keywords, em espaçamento 1,5 cm; subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do autor, devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, com dois espaços duplos depois do texto que os precede e um espaço duplo antes do texto que os segue;
– Referências, em negrito, devem ser mencionadas em ordem alfabética e cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, separadas por espaço simples, duas linhas abaixo do término do corpo do texto e segundo as normas ABNT (NBR 6023:2018).
Exemplos básicos:
Livros
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
Capítulo de livros
NEVES, Maria Helena de Moura. As construções hipotáticas/adverbiais. In: NEVES, M. H. M. (Org.). A gramática do Português culto falado no Brasil - A construção das orações complexas. 1ed. São Paulo: Contexto, 2016, v. V, p. 123-166.
Dissertações e teses
MOLLICA, Maria Cecília. Queísmo e Dequeísmo no Português do Brasil. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989.
Artigos de periódicos
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. História do português de São Paulo: apresentação. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 13, p. 7-16, 2011.
Trabalho em congresso ou similar (publicado)
MARÇALO, Maria João; NAUEGE, João Muteteca. Aspetos sobre o conjuntivo no português de Angola. In: Atas do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Lecce, Università del Salento. Disponível em: http://siba-ese.unisalento.it Acesso em 17.dez.2018.
– Citação no texto: a autoria deve ser referida entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BECHARA, 1995). Se a autoria já estiver referida no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Givón (2001) assinala….”.
Quando for necessário especificar página(s), essa deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de p. (CHOMSKY, 2007, p. 13).
Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.
– Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo e numeradas na entrelinha superior, após o sinal de pontuação, quando for o caso.
– Anexos e/ou Apêndices: quando imprescindíveis à compreensão do texto, devem ser incluídos no final do texto, após as referências bibliográficas, dentro do limite de 4 a 8 páginas.